A Desilusão dos 20.

10:05 Anna Carolina Tonello 0 Comments




Acho que esse texto vai se encaixar bem para todos com 20 e poucos. Parece que foi ontem que escutei minha mãe falar "aproveita que depois dos 15 você chega nos 20 em um piscar de olhos”, lembro de estar andando na rua com duas amigas falando "até parece que isso vai acontecer, tenho 15 anos e ainda me lembro de tudo, vou aproveitar muito ainda" e aqui estou, com 22 anos, quando paro pra pensar, realmente mãe, você estava certa.
Sabe, todo mundo já deve ter escutado falar da crise dos 20, e todo mundo deve ter passado por ela. É aquela crise que você chora e pensa que ainda não tem nada, que no fim das contas você não saiu de casa com 18 e comprou seu apartamento, que sua vida não está do jeito que você sempre desejou, você está atrasada, tantas pessoas bem-sucedidas e você aí. É, bem, eu passei por isso. Chorei lavando uma pilha de louças do jantar, me sentindo horrível por ainda estar na casa dos meus pais, e não ser completamente independente... Hoje, dois anos depois disso, depois de passar por várias outras crises, descobri porque nada aconteceu pra mim. É muito legal, quando você tem 15 anos, e escreve no seu diário ou fala com suas amigas sobre o quão legal vai ser sua vida com 18 anos.
“Vou sair de casa, morar sozinha deve ser incrível.” Você fala isso baseada nas séries que assiste, legal né? Inspirada nas fotos que você via no tumblr, os quartos incríveis, os apartamentos impecáveis. Você falava para elas, mas no dia-a-dia estava nas redes sociais, saindo com os amigos, comprando suas coisas, não com seu dinheiro, claro. Enquanto fazia tudo isso, os meses passavam, e você só ficava na teoria. Aí você se forma no colégio, se foca no vestibular, passa no vestibular, começa a faculdade. Olá 18 anos, você não saiu de casa, não comprou seu apartamento, mas isso não te incomoda, você está ocupada demais pensando na sua faculdade, isso se você já souber qual curso quer fazer, e passado no vestibular, quanta pressão, né? É, que vida "difícil". 19 anos, um ano de faculdade, vamos atrás de estágio, arrumar estágio é difícil, ainda mais sem experiência nenhuma. Manda currículo, consegue um estágio, trabalha, trabalha, trabalha, sai com os amigos, festa da faculdade, prova, trabalha trabalha, trabalha, se passa um ano, bem-vindo aos seus 20 anos, você não consegue pensar muito bem, você está ocupada, com faculdade, estágio, amigos, aí quando você finalmente para, se vê infeliz, porque você lembra de como se imaginava com 20 anos, e nada daquilo se tornou real, seu apartamento estilo tumblr, ainda não existe, você se sente inútil, fracassada, quando na realidade você não fez nada de errado, apenas seguiu o fluxo da vida, um fluxo que todos, querendo ou não, seguiram. O que você precisa ter em mente é que, não importa se você chegou aos 20 sem realizar seus sonhos de adolescente, o que importa é você querer e saber como chegar lá, não adianta sonhar, você tem que concretizar, ir em busca daquilo que faz você feliz, acredite todo o hobby pode ser seu emprego dos sonhos, não existe algo que não de dinheiro, seja criativo, inove, não se acomode, não é um apartamento que te faz ser alguém de sucesso, isso é o fruto que todos que batalham colhem. Se não veio aos 20, que venha aos 25 se não vier aos 25 que venham nos 30, o importante é acreditar, ser otimista, fazer acontecer, e é claro, ter fé. A crise dos 20 passa, como qualquer outra crise. Não chore, reflita. As coisas não caem do céu, se você não fizer, ninguém fará por você.



0 comentários: